quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COMO TESTAR A FONTE DO PC

Muitas vezes chegam em nossa bancada computadores que não estão dando sinal algum. Não ligam, nem pisca nada. Então, nesse caso, 90% das vezes o problema está na fonte de alimentação.
Então quando o PC não liga, nem dá sinal algum, a primeira coisa a se fazer é testar a fonte para ver se ela não queimou.
Em primeiro lugar remova totalmente a fonte do gabinete, dessa forma evita-se que algum cabo permaneça acidentalmente ligado a algum dos componentes internos.
Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa mãe. Ele é o maior de todos, contando com vinte ou vinte e quatro pinos.
Pegue um clipe de papel fino e metálico ou fio e dobre-o de modo que ele fique com duas pontas paralelas para baixo.
Com o cabo de alimentação da placa mãe em mãos, localize o terminal do fio verde e insira uma das pontas do clipe ou do fio (ele é responsável pela partida do computador quando o botão de energia é acionado). Logo ao lado deste terminal, deve haver também outro para o fio preto (GND). É nele que deve ser inserida a outra ponta do clipe.
Cuidadosamente ligue o cabo de alimentação no estabilizador e depois na fonte. Se a ventoinha da fonte começar a girar, você tem um indicativo de que a sua fonte está funcionando normalmente, dificilmente ela será a causa do PC não estar ligando.
Espero ter ajudado.
Ricardo Freire da Silva

Um comentário: