domingo, 28 de agosto de 2011

LIMPEZA INTERNA E EXTERNA DO PC

Muitas pessoas estão enganadas quando pensam que limpar o PC internamente não é tão fundamental.
Já peguei computadores com sintomas de lentidão onde resolvi o problema somente dando uma limpeza interna no gabinete.
Altas temperaturas diariamente, diminuem drasticamente a vida-útil dos componentes do PC. Essas altas temperaturas podem ser causadas pelo acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira nas entradas de ar e nos ventiladores, diminuindo o fluxo de ar. É por isso que fazer uma boa limpeza no PC sempre é sempre necessário e pode melhorar até mesmo o seu funcionamento.
A má ventilação nos componentes causa superaquecimento nas peças, principalmente no processador causando assim lentidão e até mesmo queima de alguns componentes. O acúmulo de sujeira, com o tempo, pode até mesmo fazer com que peças entrem em curto.
A limpeza não pode ser feita de qualquer maneira, não é correto o uso de produtos como: álcool comum, removedor, solventes derivados de petróleo ou qualquer solução abrasiva. O correto mesmo é que, nos equipamentos já desligados (em notebook é melhor tirar a bateria), usar um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente neutro em casos em que a máquina esteja muito suja, e apenas uma flanela seca.
Nos monitores deve-se usar também um pano com um pouco de detergente neutro, mas não devem ser aplicados diretamente sobre o monitor, aplicando primeiro no pano, e depois suavemente no monitor
No teclado é bom o uso de aspiradores, mas o comum é virá-lo para baixo e bater levemente para que a sujeira caia, e também usar um pincel bem macio entre as teclas. Quando as teclas estão sujas (teclado branco fica amarelo), usa-se um pano muito levemente umedecido com álcool normal ou isopropilico (de preferência), passando o pano sobre as teclas levemente evitando que não escorra nada para dentro do teclado.
Gabinetes (externamente). Desligue a máquina, e depois passe um pano umedecido com água para tirar a poeira, e quando as grades traseiras e laterais estiverem com poeira acumulada, pode também usar um pincel macio.
Gabinetes (internamente). Retire as tampas laterais e passe um pincel macio para retirar o pó das peças (eu uso também um secador de cabelo sem temperatura para expulsar o pó de dentro do gabinete ao mesmo tempo em que passo o pincel), mas atenção, não use líquidos nos componentes!.
Retire as memórias sem tocar nos chips e nem nas trilhas (partes metálicas), segurando sempre as memórias pelos cantos, e passe uma borracha branca nas trilhas (partes de cobre que ficam em contato com a placa mãe).
Não estou dizendo aqui que a limpeza faz com que qualquer PC fique VELOZ, cada caso é um caso, mas, podem ter certeza, o PC limpinho fica livre de queima de componentes causada pela má ventilação e superaquecimento e a velocidade melhora. BOA FAXINA AMIGOS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário